quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lenda da cumadre fulozinha


Comadre Fulozinha é uma personagem mitológica do Nordeste brasileiro, o espírito de uma cabocla de longos cabelos, ágil, que vive na mata protegendo a natureza dos caçadores, e gosta de ser agradada com presentes, principalmente mingau, fumo e mel.

Algumas pessoas a confundem com Caipora (ou Caapora) ou Curupira. Tem personalidade zombeteira, algumas vezes malvada, outras vezes prestimosa.

Diz-se que corta violentamente com seu cabelo aqueles que a mata adentram sem levar uma quantidade de fumo como oferenda e também lhes enrola a língua. Furtiva, seu assovio se torna mais baixo quanto mais próxima ela estiver, parecendo estar distante. Ela também gosta de fazer tranças e nós em crina e rabo de cavalo, que ninguém consegue desfazer, somente ela, se for agradada com fumo e mel.

Diziam alguns que a Comadre Florzinhas era uma criança que se perdeu na mata quando ainda era pequena ela procurou o caminho de volta para sua casa mais não achou e acabou morrendo e seu espirito passou a vagar pela floresta em busca do caminho de volta para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário