segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Lenda da mãe do ouro




Uma mina de ouro! Quantas vezes apareceu aqui a Mãe do Ouro protegendo esse veio!

A Lenda da Mãe do Ouro tem sua origem na África e foi trazida ao Brasil pelos africanos que para cá vieram para trabalhar nas minas. Diziam ser ela a guardiã dos tesouros da terra, das montanhas e dos rios. Ela está sempre perto do ouro e é vista à noite, porque brilha com a mesma beleza dourada de seu filho. Se alguém aproximar muito, ela desaparece, reaparecendo, em seguida, noutro lugar. Dizem que muitas lavras foram descobertas por causa de sua presença.

Hoje ela ainda é vista em Ouro Preto. Talvez ainda haja algum filão de ouro escondido. Só ela sabe onde está. Costuma aparecer à noite, depois de 19 horas, como uma luz dourada com a cauda luminosa.  Aqueles poucos mortais que puderam vê-la mais de perto dizem ser uma mulher muito bonita, coberta de ouro, tendo os cabelos cheios de bichos. É crença geral que, quem conseguir limpar seus cabelos, ficará muito rico.




Uma mina do século XVIII é um buraco cavado na montanha, geralmente de pedra. Ela era cortada por ferramentas manuais e seguia o veio do ouro. Por baixo da terra, a mina seguia por caminhos tortuosos, muitas vezes se desdobrando em dois ou três, conforme fosse a formação aurífera. De vez em quando, aparecem buracos dos lados, chamados buchos, onde cada escravo deveria encher de ouro no final de um dia de trabalho. Algumas passagens, dentro da mina, não permitem que uma pessoa ande de pé. Às vezes é preciso agachar e, em alguns casos, até deitar para seguir o caminho. Muito desconforto e sofrimento para as pessoas que trabalharam nessas condições. Sarilhos são aberturas verticais ligando a mina à superfície. Eles eram abertos para deixar entrar claridade e ar, pois, naqueles tempos, não havia recursos tecnológicos disponíveis para um trabalho debaixo da terra.

Uma vez, algumas crianças brincavam perto da boca de uma mina. Bocas de mina são comuns nos arraiais mais antigos de Ouro Preto e os moradores já estão acostumados com elas. As crianças estavam acompanhadas de duas moças que conversavam distraídas e alegres. De repente, de dentro da mina, saiu algo amarelo brilhante. Aquilo veio correndo e todos gritaram assustados. A luz dourada passou sobre a cabeça de uma das moças, fazendo-a desmaiar na hora. Ela ficou uns quatro dias abobada, sem fala. Ninguém soube explicar o que foi aquilo.




Dizem que, quando aparece algo assim para uma pessoa, é sinal de fortuna, mas ela precisa ter coragem. A fortuna não é para todos. A pessoa escolhida deve saber corresponder ao que se espera dela. Senão nada feito.

Toda a parte mais antiga da cidade de Ouro Preto é furada por minas. Toda a serra do Ouro Preto desde o Velloso, passando pelo bairro do Antônio Dias, Lages, Alto da Cruz, Padre Faria e Santa Efigênia até Passagem de Mariana. Quando alguém andar pelas ruas desses bairros, pode ter certeza de estar passando sobre as minas. Quase todas as casas têm uma mina no fundo de seu quintal. Algumas estão tapadas com pedras ou tijolos e cimento, outras abandonadas servindo de depósito de lixo ou guarda entulhos. Outras foram valorizadas e iluminadas, recebendo visitas de pessoas da cidade e de turistas. Mas algumas delas estão em locais muito isolados, com muito mato ao redor e ninguém se aventura a entrar.

Existe a crença de que há muitos tesouros escondidos ainda dentro dessas minas. Por causa da cobrança do quinto do ouro no século XVIII, a população tinha o costume de esconder parte do ouro encontrado. Muitas pessoas guardavam ouro em bolsas ou garrafas e enterravam em locais secretos. Às vezes faziam um mapa para que os descendentes pudessem, um dia, encontrar a fortuna e fazer uso dela. Até os escravos escondiam ouro, quando conseguiam juntar um pouco, bateando por conta própria. Pensavam em usar esse ouro, quando recebessem a carta de alforria ou quando fugissem. Muitos mapas já foram encontrados, assinalando locais de supostos tesouros enterrados. Muitas pessoas em Ouro Preto passaram a sua vida toda procurando por eles. Alguns encontraram, mas ficaram calados. A maioria não encontrou nada e outros até se deram mal em suas vãs tentativas.

Uma mina de ouro parece uma benção pelas riquezas que traz. Mas junto com a riqueza pode vir a morte e até mesmo a miséria.






Nenhum comentário:

Postar um comentário