sábado, 14 de janeiro de 2012

Lenda do vaqueiro misterioso

Ele aparece de repente nas fazendas dos confins do Sertão, ou em regiões pastoris do Brasil Não se sabe ao certo de onde veio ou onde nasceu. Sua montaria é um cavalo velho ou uma égua de aparência cansada, imprestável. Está sempre vestido humildemente, com um gibão de couro surrado e o chapéu de vaqueiro encobrindo seu olhar misterioso. Atende por vários nomes. Às vezes, por nome nenhum.
Aparece nas ocasiões onde há vaquejadas ou apanha de gado novo, ferra ou batida para campear. Devido à sua aparência, torna-se alvo de zombaria dos demais vaqueiros e campeadores. Contudo, vence a todos os outros. É o mais ágil, o mais esperto, o melhor, o herói. É aclamado pela multidão, desejado pelas mulheres, o convidado de honra do fazendeiro. Ele, porém, recusa todas as honrarias, e desaparece da mesma forma que surgiu. Ninguém sabe como e nem para onde foi.
(Este é um mito de origem lusitana, com variações locais, que ocorre em todas as regiões de pastoreio do Brasil: Nordeste, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia. Para o folclorista Luís da Câmara Cascudo, "moralmente, é um símbolo da velha profissão heróica, sem registros e sem prêmios, contando-se as vitórias anônimas superiores às derrotas assistidas pelas serras, grotões e várzeas, testemunhas que nunca prestarão depoimento para esclarecer o fim terrível daqueles que vivem correndo atrás da morte").

5 comentários: